quinta-feira, 10 de maio de 2007

Apresentação Pública discute destino de terreno no Centro

http://www2.prefeitura.sp.gov.br/noticias/sec/meio_ambiente/2006/05/0003 Apresentação Pública discute destino de terreno no Centro02/05/2006 - Verde
O proprietário do terreno, na esquina das ruas Augusta, Caio Prado e Marquês de Paranaguá, pretende construir um hipermercado, preservando a área verde. Moradores querem apenas um parque na área.
Existem 695 árvores. No projeto, 679 delas serão preservadas e 16 cortadas. Das 679 preservadas, 655 permanecerão intocadas e 24 serão transplantadas. O projeto apresentado pelo interessado contempla ainda o plantio de 200 árvores no próprio terreno para enriquecimento da vegetação.
Propostas
Os moradores da região defendem que todo o terreno seja ocupado por um parque público. Eles entregaram à secretaria um abaixo-assinado de cerca de 3 mil assinaturas, o que fez com que fosse promovida uma apresentação pública do projeto, realizada no dia 17 de abril na SVMA. Devido à polêmica que se estabeleceu durante esta apresentação, a secretaria resolveu chamar nova reunião, decorrido um mês, para que o tema seja retomado.
Para transformar todos os 24 mil m² (tamanho total do terreno) em parque, a Prefeitura teria que desapropriar a área ou oferecer ao dono um terreno semelhante em outro lugar.
No terreno funcionou, até 1974, o colégio católico para moças Des Oiseaux. As casas, projetadas por Victor Dubugras e Ramos de Azevedo, foram demolidas pelas freiras para facilitar a comercialização da área. O terreno, hoje, é utilizado como estacionamento.

Nenhum comentário: