quinta-feira, 10 de maio de 2007

Projeto de bosque com hipermercado, em área que era do colégio Des Oiseaux

http://veja.abril.com.br/vejasp/240506/cidade.html
Projeto de bosque com hipermercado, em área que era do colégio Des Oiseaux,cria polêmica, mas pode trazer benefícios para a Consolação
Isabela Barros As palmeiras e os jacarandás do terrenão na esquina das ruas Augusta, Marquês de Paranaguá e Caio Prado, no bairro da Consolação, estão no centro de uma briga de vizinhos. Comprada em 1996 pelo empresário Armando Conde, a área de 23 700 metros quadrados onde durante mais de cinqüenta anos funcionou o colégio feminino Des Oiseaux pode vir a ser ocupada por um hipermercado. Atualmente, o local serve de estacionamento. O projeto de Conde, batizado de Parque dos Pássaros em homenagem à escola (cujo nome em francês significa os pássaros), desagradou a um grupo de moradores da região, que gostaria de ver o espaço transformado em um grande parque. A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente manifestou interesse em adquirir o terreno, avaliado em cerca de 30 milhões de reais, mas não dispõe de recursos para desapropriá-lo. Ou seja, se o projeto não sair, permanecerá tudo do jeito que está.
O terreno hoje (à esq.) e em montagem com a projeção artística do hipermercado a ser construído no local (à dir.): segundo proprietário, verde será preservado
O empresário Armando Conde se comprometeu a preservar 686 das 700 árvores ali existentes. Para compensar as catorze que seriam cortadas, plantaria mais 150. O bosque ocuparia uma área de 10 000 metros quadrados, onde ainda seria construído um centro cultural administrado por ex-alunas do Des Oiseaux . Agora, o projeto está sendo analisado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental (Conpresp). A Secretaria Municipal de Transportes também já o avaliou e fez uma série de exigências para diminuir o impacto no tráfego, como a reforma das sinalizações horizontal e vertical nas vias de entorno do empreendimento. " Queremos revitalizar a área e resgatar a memória do Des Oiseaux", afirma Conde. A entrada do hipermercado ficaria voltada para a Rua Augusta, o que, para ele, seria uma forma de inibir a prostituição em suas calçadas. O acesso ao parque seria pelas ruas Caio Prado e Marquês de Paranaguá.
Colégio Des Oiseaux: fechado no fim dos anos 60
"O poder público não tem recursos para desapropriar uma área desse tamanho no centro da cidade", explica o arquiteto Cândido Malta Campos Filho, autor do projeto do Parque dos Pássaros e ex-secretário municipal de Planejamento. "A construção não vai deteriorar a região", afirma. "Pelo contrário." Como exemplo, ele cita a negociação bem-sucedida entre uma incorporadora e moradores do Brooklin. Em um terreno de 18.000 metros quadrados que abrigará um condomínio residencial, os vizinhos conseguiram que 7.600 metros quadrados ficassem conservados como área verde aberta à população. Mais de 400 árvores foram preservadas. É mais ou menos isso que poderá acontecer no bairro da Consolação.

Nenhum comentário: